domingo, 28 de julho de 2013

Cenário familiar



O que eu sinto e penso não quero (d)escrever. O tempo passa, é como areia escorrendo entre os dedos cada vez mais depressa. Evito me aprofundar nessas percepções. Mas preciso reajustar o foco para ser melhor, mais presente, gerar mais benefício. Hoje foi bem bom.



Cenário da minha infância. E da infância de Lízia. Praça Dr. Maurício Cardoso. Eu adorava esse lugar, mas ele mudou, e eu mudei. Já não sinto o mesmo carinho. A magia desvaneceu-se. Todavia, hoje fiquei encantada com a luminosidade que se escoava entre as copas das árvores.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pra aquecer

Fui dar uma geral no iTunes, que está com 19.265 músicas, 185,04 G, e passei pela lista Prince. A última música ali é essa. Como acontece seguidamente, uma coisa levou a outra, e lá fui pro YouTube.
Oh Prince. Oh Prince. Ohhhhhhhh Prince.
Adoro essa música. Fazia tempo que não ouvia essa versão, e estava achando a coisa totalmente mais ou menos, sonolenta pra dizer o mínimo, até Prince incendiar.
Sim, sim, sou totalmente fã de Prince e é o único ali que me interessa ouvir (e ver). Mas nesse caso não é coisa de fã. Para me certificar, fui ler uns comentários, hahaha.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Melancolia

Será o dia de chuva? O inverno? Os efeitos dos novos movimentos?
É o conjunto da obra.
Sentindo como criança. Me sentindo criança.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mantra nela!

Comecei ontem à noite, de volta em casa, minha primeira acumulação de mantras. Me propus a acumular cem mil Om gate gate paragate parasamgate bodhi soha, o mantra do Sutra do Coração. Finalmente estreei meus lindos contadores, hahaha. Na verdade, estreei um deles. Tenho dois, já instalei em malas. Malas eu tenho seis. Todos pouquíssimo usados até hoje.
Essa acumulação já manifestou um efeito benéfico: saí do reino dos infernos ao dirigir. Em vez de ficar pensando em matar os outros motoristas, fiquei ocupando a mente com a recitação. Que beleza! Meu comportamento no trânsito estava cada vez pior - nem sei como isso ainda é possível, mas estava. Agora pretendo sair dessa onda.
Meu mantra é esse. Porque minha conexão essencial com o budismo, aquela que mobiliza geral, é o Sutra do Coração, a Prajnaparamita, a Grande Perfeição. Dzogchen. Samantabhadra.
Decidi fazer essa acumulação em uma conversa com minha tutora na sexta à noitinha, ao chegar no Cebb. E eu sou mesmo uma criatura muito afortunada, eu tenho muito mérito acumulado. Porque no sábado Lama Jigme Lhawang me convidou para traduzir um pequeno comentário sobre o Sutra do Coração feito por Khamtrul Rinpoche. Tradição Drupka, que está chegando ao Brasil por intermédio do Lama Lhawang, o monge Gabriel, que foi aluno do Lama Samten e que eu conheci quando era um guri de 18 anos. :)
Decido acumular mantras da Prajnaparamita e aparece uma tradução sobre a Prajnaparamita. É muita bênção.

Fiz algumas recitações ao acordar hoje, antes de levantar. Ludovico, o gato budista, veio observar o mala de contas verdes como seus lindos olhinhos. Lelo veio em seguida. Ficaram os dois observando o mala passar por entre meus dedos. :)

sábado, 13 de julho de 2013

Dakini mode on

Eu tenho muito mérito. Sou muito afortunada. E o Dharma me dá a maior sorte. É uma chuva de bênçãos.
Sou - ou era, porque agora estou motivadíssima a mudar isso - uma praticante muito relapsa. Mas o pouco que pratico floresce e frutifica profusamente. É mágico.
E foi começar a praticar um pouco melhor para as coisas ficarem cada vez mais luminosas.
O dia de hoje foi especialmente radiante. Dakini Empreendora em ação. Dois acontecimentos isolados entre eu e duas pessoas na parte da manhã deram início a uma nova conexão entre nós três à noite. Da forma mais "casual" possível. Que alegria! 

No tsog dessa noite de sábado com minha tutora Regina Dresler, que há anos é minha conexão mais direta e imediata com o Cebb. Regina morou dois anos em Pernambuco - e eu sumi do Cebb. Voltou, me mandou um e-mail perguntando sobre o trabalho de preparação de texto, falamos do retiro de junho, e eu acabei vindo. E agora estou aqui de novo, e as conexões estão se multiplicando e aprofundando. Regina tornou-se minha tutora no retiro passado, no dia 26 de junho. Desde então, estou fazendo prática de meditação diária, coisa que nunca havia feito nessa vida. E com muito material para ler e ouvir, estudar e praticar. :)



Lama Padma Samten. Meu lama. Meu professor perfeito. O lama mais compassivo que eu poderia ter.

Em casa, meu altar, com Ludovico compartilhando das oferendas. Eu sabia que ele bebia água das tigelinhas, mas nessa sexta, antes de vir pro Cebb, foi a primeira vez que ele fez isso na minha cara. E depois dele o Teddy Boy também foi lá beber. Que seja de benefício, que possam renascer como humanos e praticar o Dharma!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

The true Lion King

Poderoso transporte mental. Me senti sob o sol ardente de uma manhã de verão, faiscando na areia fina e branca e nas ondinhas brancas do mar (o sol, não eu - bem, eu também, cintilante, radiante, como fico na praia, no verão, no calor, em meu ambiente natural).
Esparramada em cima da canga, ou talvez de uma espreguiçadeira, pra olhar melhor o mar por baixo da aba do chapéu, porque não suporto sol no rosto e direto na cabeça. De biquíni e óculos escuros. Relaxamento físico e mental. E ao mesmo tempo uma claridade e vivacidade absolutas. O corpo lustroso recoberto de gotículas, mistura de protetor solar e suor. Quente e úmida.
E tudo começou quando eu ia deitar. Antes de desligar o note, resolvi ouvir Led Zeppelin, fazia um tempão que não ouvia. Aí abri a lista do iTunes, dei de cara com a versão pra BBC de What Is And What Sould Never Be. É essa!, pensei. Tenho paixão por essa música e em especial por essa versão. Essa música tem um lance solar.
E isso já faz mais de meia hora, porque fui catar no YouTube pra postar no FB. E aí já aproveitei pra ver e ouvir e postar também a versão ao vivo no Royal Albert Hall de 1970. E aí resolvi postar aqui também. Até porque estou traduzindo um livro de marketing, e o autor fala sobre o compartilhamento pessoal nas redes sociais. E não sei por que me identifiquei, hohoho.
Mas o grande barato de escrever aqui não é tanto compartilhar com os outros, é compartilhar comigo mesma. A que eu era quando tive esse insight tórrido já não existe mais. Mas ainda é uma memória vívida. Daqui há um tempo não será mais. Aí, um dia passarei por esse post. Vou reler, e posso recordar de tudo que pensei há pouco, ou simplesmente me espantar por ter escrito isso um dia.
E o título do post? Ah, claro, sempre a voz de Robert Plant, o som que fascina meus ouvidos de tigresa. Deitada ao sol, fundida à paisagem, ao calor, à luz, à brisa suave, aos sons - oneness, suchness -, mais felina que nunca.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Tão eu

Nunca tinha feito esse tipo de foto. Gostei da experiência, e estamos pensando em repetir.

Adoro p&b, o fotógrafo também. Pra mim essa tem um clima vintage, meu cabelo por acaso ficou  com um aspecto bem retrô, tudo a ver

Uma brincadeira de chiaroscuro. Sou a fim de fazer chiaroscuro nua, porque a musculatura fica realçada

Adoramos essa foto. Dommenique também

"O olhar doce de Lúcia Brito", comentou uma amiga que sempre falava disso. Meu treinador foi a única pessoa que
mencionou uma vez que sou uma pessoa muito doce, e falou isso de uma forma extremamente afetuosa e preocupada comigo, porque, embora a gente nem converse muito, ele me conhece, e ele sabe o quanto eu sinto certas coisas

Disfarce