quarta-feira, 14 de março de 2012

Dor


A terceira crise da hérnia de disco teve início oficialmente em 19 de fevereiro. Foi quando eu percebi que a dor que sentia desde o final de setembro era mesmo um pinçamento da raiz do ciático no lado esquerdo. Não corro desde aquele dia. E fiquei 15 dias sem treino algum até voltar à musculação no dia 5 de março.

Tenho dor todos os dias, praticamente o tempo todo. Dói mais, dói menos, mas dói. Uma dor difusa, a chamada dor nervosa. A maior parte das vezes é no glúteo esquerdo, uma dor muito interna, que irradia pela perna, pela lateral externa, até o joelho. No verão tive surtos de dor no pé esquerdo, uma dor aguda, como se o pé estivesse torcido. Dói no meio da noite, acordo e não consigo me ajeitar na cama, cada movimento machuca.
Dói muito de manhã. Sair da cama é especialmente doloroso, bem como sentar na privada. O pior é colocar calcinha e meias. No fim de semana, tive que pedir pra colocarem a calcinha pelo pé esquerdo.
A pior posição é sentada. Houve dias em que mal consegui trabalhar porque não conseguia ficar sentada. E no momento em que levanto essa dor mais forte intensifica-se, e é como se um espeto cravado em algum ponto indefinível no lado esquerdo das minhas costas e glúteo penetrasse mais fundo.
A dor resiste à medicação. Tomei tramal, codaten, cizax e fiz duas injeções de diprospan. Agora estou usando lyrica, torcendo para que atue na inflamação do ciático e amplie os efeitos da fisioterapia.
A fisioterapia e a musculação são as melhores horas desses meus dias. É quando menos sinto dor. Os exercícios e alongamentos aliviam a dor, em alguns momentos ela some e sinto apenas uma pressão na cinta lombar. Esse efeito analgésico prolonga-se por algumas horas na maioria das vezes. É uma bênção.
Meu pior dia foi domingo passado. Foi o dia em que não fiz nenhum exercício, resolvi dar uma folga. Não foi uma boa ideia. Na segunda-feira levantei péssima, mas a sessão de fisioterapia foi maravilhosa.
Vai levar tempo até eu ficar assintomática outra vez. Cometi um erro terrível ao ignorar os avisos de meu corpo de que a hérnia estava pinçando o ciático. E pior ainda foi relaxar totalmente na musculação e no reforço lombar. Não posso de forma alguma priorizar a corrida em detrimento da musculação. Não posso optar sempre pela corrida quando só tenho tempo para um treino. Tenho que manter a musculação no mínimo três vezes por semana. E o reforço da musculatura abdominal, pélvica e lombar tem que ser feito diariamente. Cinco minutos bastam em dias muito apertados. Em 15 minutos eu faço uma sessão bem boa. Isso é pro resto da vida. Para evitar crises como essa.

13 comentários:

  1. Oi, gaúcha!

    Desejo melhoras rápidas pra você.
    Senti dor só em ler sua postagem.
    Por favor, procure médicos que realmente entendam do riscado. São mais caros, mas vale a pena o investimento.
    Seu dilema com a corrida é complicado, pois você é muito boa nisso, o ambiente, as amizades e tudo mais, mas me parece que outras portas estão precisando serem abertas.

    Tchauzão desse seu amigo distante, com muita força e tranquilidade para tomar a decisão certa neste momento de aflição.

    ResponderExcluir
  2. Edi!!!
    Adorei ver você por aqui. :)
    Já fui em vários médicos desde 2009, e em breve irei em mais um especialista muito conceituado. Vou escrever mais sobre esse episódio, e você vai ver que a situação não é tão tétrica e que eu estou abrindo novas portas. E que a minha relação com essa dor é no geral muito tranquila.
    Muito obrigada por suas palavras. Amigos são tudo nessas horas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amada, ninguém merece conviver com essa dor constante. Entendo o que tu estás passando, pois ouço esses mesmos relatos de clientes minhas. Olha só, massagem não cura hérnia de disco, mas ajuda muito a suavizar os sintomas... já tentou? Baaaita beijo e melhoras prá ti!

    ResponderExcluir
  4. Lúcia. Please ... me diz o que você fez de diferente, porque no meu blog não está aparecendo a tal inscrição ... pode?
    Já mexi em tudo e a dita não aparece.
    Tchau

    ResponderExcluir
  5. Descobri, Lúcia!

    Configurações/Postagens e comentários/Local do comentário/Incorporado
    As outras duas opções não têm o "inscrever-se por email"
    Era só isso :(
    Aquele lance de Feed ... pode esquecer ... nada a ver ...
    Tchau

    ResponderExcluir
  6. Mientras tengas el dolor, por lo menos descansas de correr. Hay que dar un respiro al asfalto también. Que mejores pronto.

    ResponderExcluir
  7. Jaume querido, muito obrigada!
    Hehehe, eu não quero descansar de correr. Não tanto... :)

    ResponderExcluir
  8. Desejo muitas sessões de acupuntura pra você!
    Melhorei muito da hérnia de disco e hoje quase não sinto mais dor alguma!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Namaste Dakini Espertinha

    hope you feel better! :)


    OM MANI PEME HUNG

    ResponderExcluir
  10. Lúcia, achei seu blog pelo google pesquisando por Lyrica.
    Me chamo Leandro, e esse post descreve exatamente a mesma dor que eu sinto... principalmente a parte que vc diz "E no momento em que levanto essa dor mais forte intensifica-se, e é como se um espeto cravado em algum ponto indefinível no lado esquerdo das minhas costas e glúteo penetrasse mais fundo."

    Como esse post eh do ano passado, queria saber se vc teve melhora, e o que fez?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Desculpe, eu li os posts seguintes, e vi que vc fez a cirurgia e está melhor!
    No momento comecei a tomar Lyrica e vou fazer acupuntura, além de fisioterapia e pilates, na esperança de melhorar sem cirurgia. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro!
      Pois então, no meu caso não teve jeito, só cirurgia. Tomara que você consiga recuperar com medicação e tratamento conservador. Boa sorte!
      E qualquer coisa, escreva. :)
      Beijo.

      Excluir