sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Bring the noise

Um amigo virtual de anos mandou direct um dia desses dizendo pra eu voltar a escrever aqui. Ele me adicionou nas redes dele por causa deste blog, que eu abandonei. Escrever o dia inteiro a trabalho acaba me deixando sem tempo e sem vontade de escrever aleatoriamente aqui. O que é lamentável, porque a escrita aleatória é uma ferramenta para me manter afiada pro trabalho.

Desde a conversa com ele tive mil ideias pra registrar aqui. Hoje vim. Casualmente (ah tá...), motivada por outra retomada. Nesta semana estou dedicada aos clássicos do hip hop no Spotify. Sou obsessiva compulsiva em mil coisinhas, tipo música. Assim, no Spotify eu seleciono um artista e ouço toda a discografia, em geral primeiro os álbuns, depois os singles e EPs. Nessa tour pelos clássicos, comecei com Run-D.M.C., depois NWA. E desde ontem tô no meu favorito - Public Enemy. (Tupac, Ice-T e Notorious B.I.G. me ocuparam tempos atrás, também já percorri a discog de Kendrick Lamar, Gucci Mane e dos triste e lamentavelmente deceased Pop Smoke, Nipsey Hussle e XXXTentacion.)

Tive uma t-shirt com o logo deles, agora tô lamentando não ter mais. E querendo comprar outra.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/Public_Enemy.png

Public Enemy está no meu DNA musical, com Prince, Hendrix e Led Zeppelin. Tô na maior viagem identificando dezenas de samplers deles que ouvi em outros artistas. Dois reconhecimentos swept me off my feet.

O primeiro foi o beat de "Security of the First World", usado como base de "Justify My Love", que é a única música de Madonna que gosto. Gosto não, adoro. Mas é a única. Basicamente por causa da batida hipnótica. Não gosto de Madonna, nunca gostei nem vou gostar, mas com Public Enemy até ela.

O segundo foi descobrir que "Black Steel", cuja letra me encantou em Maxinquaye, de Tricky, by the way um dos meus álbuns favoritos na vida, na verdade é uma cover de "Black Steel in the Hour of Chaos". 

I got a letter from the government the other day
Opened it and read it, it said they were suckers
They wanted me for their army or whatever
Picture me givin' a damn, I said, never
 
Here is a land that never gave a damn
About a brother like myself because I never did
I wasn't with it but just that very minute
It occurred to me, the suckers had authority

Levei um tempo pra fazer a sinapse, vasculhando a memória pra lembrar onde eu tinha ouvido esses versos antes. Fiz uma pausa na tour de Public Enemy pra ouvir a faixa de Maxinquaye. No desktop, embora esse CD eu tenha guardado, junto com alguns outros poucos.

Voltei para Public Enemy, tão bom, tão atual e tão original quanto há 35 anos.

Em breve (ou nem tanto) terei que me dedicar a Tricky e Massive Attack.

E só pelo próximo intervalo do Superbowl, com Dr. Dre, Snoop, Kendrick Lamar, Mary J. Blige e Eminem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário