sábado, 25 de outubro de 2008

Chove chuva

Outro sabadão chuvoso. Da última vez que postei aqui estava mais ou menos a mesma coisa.
E eu estava mais ou menos no mesmo mood preguiçoso, marcha-lenta.
Mas aconteceram montes de coisinhas desde então.
Uma delas foi a geral médica a que me submeti depois de uns dias me muito mal-estar, iniciados exatamente na semana do post anterior. Fiquei ultra-indisposta, não corri durante uma semana inteira, trabalhei pouco, estava me arrastando. Os exames mostraram que meu corpo estava apenas refletindo um surto de instabilidade emocional/espiritual.
No emocional, a doença de minha mãe estava taxando meus nervos severamente. Desde abril/maio eu estive tão ocupada tratando de questões práticas que nunca me permiti sentir a dor e o medo que a situação me causa. A pessoa que cuidou de mim nessa vida não vai mais cuidar, agora eu cuido dela. Houve a inversão de papéis, me tornei a mãe de minha mãe. Isso desencadeou uma espécie de síndrome de pânico. Mas o medo de morte não era do ego em si, era o medo da morte de minha mãe. Medo infantil de ficar sozinha, desamparada. Além do medo adulto de ter que dar conta de cada vez mais coisas. Em uma única sessão com minha ex-terapeuta consegui integrar tudo isso e dissipar a enorme pressão interna. Foi olhar pra dentro de mim e tudo clareou.
No espiritual foi a mesma coisa. Olhar pra dentro. Ouvir meu coração e minha intuição.

5 comentários:

  1. ¡Hola, Lúcia, muy guapa! Me alegro de que estés de vuelta, aunque lo siento un poco por tu problema. Estos nudos ('nós') internos son peores mientras permanecen escondidos e ignorados, y al salir a la luz y manifestarse visiblemente, parece que ya pierden fuerza y empiezan a deshacerse. Estoy pensando que el empezar tú a hacer postraciones quizá contribuyó de alguna manera a que estos nudos internos se manifestaran externamente.

    La foto sigue siendo un poco enigmática. Así es que te pido: entremos un momento dentro del abrazo curativo, y olvidémonos. Olvidarse es en el sentido de (voy a buscar el libro de San Juan de la Cruz):


    Quedéme y olvidéme / El rostro recliné sobre el Amado, / Cesó todo y dejéme, / Dejando mi cuidado / Entre las azucenas olvidado.


    Es en español un poco antiguo, espero que se entienda.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Estava com saudade de você! Porque não escrevo aqui não significa que não me possa mandar recados ou e-mails. :)
    Para mim a tomada de consciência em geral propicia uma cura imediata de qualquer problema, especialmente de ordem emocional. Como diz minha terapeuta, eu tomo contato com a sensação e a integro. E aí cessam os problemas. :)
    Ainda não comecei as prostrações... :( Não consegui tratar disso nos encontros com o monge Gabriel. Mas nesse fim de semana farei um retiro com ele - sobre bodhicitta - e então terei oportunidade de pedir que me ensine.
    Um grande beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. PS: Adorei os versos! Ia começar falando disso, mas aí enveredei por outros assuntos e me esqueci.
    Estou exausta hoje. Fui dormir às 7h30, horário em que costumo acordar. Agora vou terminar umas tarefas domésticas e dormir!

    ResponderExcluir
  4. ¡Hola, muy guapa! Me pareció entender que habías estado haciendo postraciones con la música de alguna cantante, no me acuerdo de cuál. Nada. Muchas gracias por tener saudade de mí y por la invitación a escribir, que pienso utilizar en su momento (cuando tú no escribas) -- aunque también hay que dejarte descansar y no ser siempre un pesado. ¿Y qué has estado haciendo levantada hasta estas horas, si se puede saber? Espero que no se pueda saber, y que no hayas estado trabajando. Me gusta más pensar que tú sí que estás en la vida, división dolce vita.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Sim, querido, sinto saudade, você é meu amigo. E jamais seria um fardo ler o que escreve para mim, eu adoro ficar sempre em contato com as pessoas de que gosto - nem que seja pra dar apenas um olá.
    Sim, sim, estava fazendo prostrações, mas aquelas simples, enquanto recito a prece de refúgio e a motivação de bodhicitta. Eu tenho um altar em casa, então faço as preces e as prostrações parciais todos os dias. Vou tirar uma foto do meu altar e colocar aqui!
    Hahaha, posso dizer o que estava fazendo até o amanhecer. Estava numa festa religiosa de orixás. Sabe o que são orixás? São as deidades das tradições religiosas africanas. Já escrevi sobre isso aqui, mas sucintamente.
    Beijo!

    ResponderExcluir