domingo, 5 de fevereiro de 2017

Afonia e tosse

Novos capítulos da grande jornada de autoconhecimento.
Encarando a perda da voz. Irritação da laringe por gotejamento nasal e tosse. Baixa na imunidade e ar-condicionado propiciaram a afonia. Voz sexy nesses dias by somatização de stress. Veio pro corpo o que eu não consegui dissipar na mente.
Aproveitei o domingo para pesquisar mais sobre o assunto. Eu já sabia o que era, mas encontrei um detalhamento ótimo.
Perda da voz: bloqueio da expressão.
Tosse: raiva por não poder me expressar.
Qual a cura? Sair por aí dizendo tudo que ficou entalado? Liberar geral? Claro que não.
Dessa vez, somatizei a impossibilidade de me expressar não porque tenha sido impedida por fatores externos, mas porque eu sabia que não seria adequado, nem benéfico, expressar o que andei sentindo e pensando. Minha mente foi mais rápida que meu coração para integrar o que eu preciso mudar em mim. Simples. A percepção dos meus padrões de comportamento me fez refreá-los. Mas, como foi uma atitude mental imposta à força, meu emocional reagiu mal.
Tranquilo. Nada grave.
Aprendendo a manejar sintomas e driblar o determinismo psíquico.

Abaixo, excertos do link:
 
Garganta
A garganta simboliza a fala. É o canal de saída daquilo que você pensa. Sua expressão e criatividade são reconhecidas através desse canal. Portanto, se algo o impede de falar, se o que você tenta expressar não é compreendido ou o que o incomoda não pode ser dito, saiba que sua garganta responderá com uma inflamação.
As dores de garganta expressam seus sentimentos contrariados. Tudo aquilo que bloqueia a nossa fala e nos obriga a ”engolir sapos”, trará inflamação das amídalas, problemas nas cordas vocais e até silêncio total da voz, simbolizando o pensamento: “já que não posso falar o que quero, não falo mais”.
Aprenda a livrar-se do medo de falar. Expresse suas opiniões, seus desejos, seus desgostos e crie ao seu redor uma atmosfera de liberdade para viver. Você não é obrigado a fazer o que não quer, portanto, reaja! Liberte de dentro de você aquilo que o incomoda e busque o novo em sua vida.
Diga firme e calmamente o que você pensa sobre tudo e, com certeza, sua garganta ficará totalmente curada.
 
Tosse
Representa a raiva que “não sai da garganta”.
Se você está vivendo um problema com alguém para quem sua opinião não vale nada, se alguma pessoa o está deixando constantemente furioso e é impossível confessar-lhe essa raiva, ou se você está sendo obrigado a aceitar uma determinada situação contra sua vontade, sua garganta ficará congestionada e sensível.
Os pigarros demonstram a tensão nervosa por estar emocionado com algum acontecimento, sem entretanto poder demonstrar esses sentimentos. O mesmo pode-se dizer das tosses incessantes. Os acontecimentos que desencadeiam tosses ou pigarros são, muitas vezes, sentimentos e pensamentos rápidos e secretos de incômodo relacionado a algum ambiente, assunto ou pessoa.
Em certas ocasiões, o importante é relaxar, respirar e analisar, calmamente, a situação. Enquanto você estiver supervalorizando o acontecimento, suas emoções serão fortes e desequilibradas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário