quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gratidão eterna

Enquanto estive doente, tive a felicidade de contar com o apoio e o carinho de muitas pessoas. Nos momentos mais tristes, desesperançados e desesperadores, sempre aparecia alguém com uma palavra de incentivo ou conforto. Todas essas pessoas manifestaram duas das mais belas qualidades humanas, empatia e generosidade. E  manifestaram também as Quatro Qualidades Incomensuráveis: amor, compaixão, alegria e equanimidade.
Os dois neurologistas que me atendem manifestam sabedoria e compaixão.
Francisco Rotta está presente na minha vida e na de minha mãe desde abril de 2008. Foi ele que diagnosticou o Mal de Alzheimer em minha mãe, e é ele quem tem cuidado dela e me orientado enquanto a doença avança inexorável e implacavelmente. É com ele que poderei contar para garantir à minha mãe o máximo de qualidade de vida e de dignidade até o fim.
Foi Rotta que me socorreu por acaso em maio do ano passado, ao me encontrar na emergência do Hospital Moinhos de Vento. Foi quando eu também me tornei paciente dele, primeiro para me recuperar do trauma em decorrência de uma punção lombar e depois para investigar um distúrbio neurológico. Hahaha, foi ele que me disse que a dor de cabeça alucinante que tenho muito raramente é enxaqueca.
No início de abril, telefonei para Francisco Rotta para pedir a indicação de um médico de coluna. Ele perguntou o que havia acontecido, expliquei que era para mim e tive a luminosa ideia de perguntar se ele tratava hérnia de disco (eu sempre o vi como neurologista de doenças degenerativas do cérebro.) Rotta disse que me atenderia, marcamos um encaixe e, depois de me examinar cuidadosamente, ele propôs um tratamento com gabapentina como última tentativa. Ele deixou claro que não havia garantia de que desse certo e que, se a gabapentina não funcionasse, só restaria a cirurgia. E, se o caso fosse cirurgia, ele indicaria um neurocirurgião. No final de fevereiro, um traumatologista havia sugerido que eu fizesse uma artrodese e, para meu completo horror, havia explicado no que consistia tal procedimento. Eu estava apavorada com a possibilidade de ter minha a coluna parafusada. Rotta me tranquilizou: ele indicaria um neurocirurgião que fizesse discectomia.
O neurocirurgião que fez a discectomia em minha coluna, Albert Brasil, foi indicado por Jocimar Müller, fisioterapeuta que também conhece o Rotta. (Todo mundo se conhece, hehehe.) E, quando Rotta decidiu suspender o tratamento com gabapentina e me encaminhar para a cirurgia, disse que Albert Brasil era um dos nomes que estaria em sua lista de neurocirurgiões. Fui consultar já confiante, e saí do primeiro encontro convencida de que estava em ótimas mãos. Em momento algum pensei em procurar outro médico. Seria com ele mesmo.
Na manhã de 3 de maio, Albert Brasil atuou em um dos momentos mais felizes da minha vida, indo a meu quarto para me tirar da cama depois da cirurgia. Antes ficara combinado que eu só sairia da cama na presença dele. Quando ele chegou eu já estava acordada em grande expectativa. Eu não sentia mais dor alguma deitada, mas não sabia como seria quando ficasse de pé.
Ele fez a manobra para eu levantar, puxando minhas pernas para fora do leito e me ajudando a erguer o tronco, e eu me sentei. Sem dor alguma no ciático. Foi totalmente incrível. A dor não estava mais lá. Tinha desaparecido. Depois eu fiquei de pé. Sem dor. E dei meus primeiros passos sem dor. Foi uma experiência extraordinária. Parecia mágica. E eu parecia uma criança assistindo um truque de mágica. Melhor ainda: protagonizando a mágica! Foi sensacional.
Discectomia é um procedimento corriqueiro na rotina de Albert Brasil. Não é um acontecimento excepcional, impactante. Mas para mim foi. Mudou a minha vida, que havia se transformado em uma experiência infernal em termos físicos. Restituiu minha saúde e minha alegria.
Sou muito afortunada por ter dois médicos tão habilidosos conduzindo meu tratamento.

2 comentários:

  1. Lucia, me familiarizei MUITO, e sinto que a emoção que descrevestes aqui fora EXATAMENTE igual a que eu tive e reconhecí em alguns procedimentos cirurgicos, 2 deles sendo com o Albert Brasil. A dedicação, atenção, disponibilidade e sim, a vida fora da vida pessoal e dedicação TOTAL aos seus pacientes, fazem o destaque, não como status, mas como o ser humano, e exemplo ÚNICO de felicidade aos que ele trata! Fiz 2 cirurgias com ele, e o "todo" processo do Albert é algo que faz-se a gente refletir, inclusive no dia a dia ao acordar e tu ter as pernas funcionais, e a satisfação mágica de ele te ajudar a levantar. Respeito e tenho um carinho destacável pelo Brasil por este todo único, do seu jeito de tratar e resolver com carinho o problema de seus pacientes, tantos neuros quanto "psicológicos", destacando o potencial de nós. e com a segurança dedicada e louvável. Tive um procedimento feito com um outro médico em POA, próprietário de uma clinica próximo a rua Cristovão Colombo, no qual ele confunde o lucro de uma cirurgia de Unimed mesmo sendo uma NUCLEOPLASTIA, ou seus procedimentos com satisfação de fato de seu "cargo". Eis que, o Albert se destaca tratando isto como DOM. Trato todo dia do médico e final do ano, como uma lembranca de felicitações ao Albert, pois nos dois procedimentos cirurgicos que fiz com ele, aqui estou, contato esta história e certamente emocionado, novamente com o apoio e como estou.
    Sucesso e luz para todos nós. Mas faça isto, inclua ele e os que te ajudaram na lista de "feliz ano novo, natal, e dia do médico.."
    Halisson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halisson, não sei quem você é, mas gostaria de conhecê-lo. Sua mensagem chegou no exato instante em que estou registrando um outro momento de gratidão eterna a uma outra pessoa que hoje, há menos de duas horas, fez algo incrível. Estou transbordando de gratidão, alegria, felicidade. E aí você me faz vir aqui e reler esse texto. Hoje eu havia falado sobre o Albert pra amigas de minha mãe. Eu sempre falo dele quando falo da cirurgia e da minha prodigiosa recuperação. E adorei sua ideia de incluí-lo na minha lista de felicitações. Como sou budista, vou incluir ele e o Rotta também nas minhas práticas budistas.
      Que bom ser lida por alguém que sabe exatamente do que estou falando.
      Saúde e felicidade pra nós!
      Grande beijo.

      Excluir