quinta-feira, 7 de maio de 2020

Caxi e jiló


Caxi eu nem sabia que existia. Jiló nunca havia comido por causa da má fama. Comprei ambos na Feira Ecológica do Menino Deus, na banca do Jalo, membro da CSA - Comunidade que Sustenta a Agricultura. Eu participo da CSA, mas "meu" agricultor é o Sandino Argolo.
Já que é pra ousar, vamos ousar. Resolvi fazer os dois juntos. Dourei bem uma cebola grande. Depois coloquei o caxi, que é um misto de abóbora com batata. Tampei a frigideira e deixei cozinhar. Acrescentei os jilós (eu tinha 4, vermelhos, lindos). Por último os tomates. Temperei com sal e páprica picante.
Jiló sem dúvida não é pra qualquer paladar. O amargor é intenso, Puro eu não comeria, mas assim, com o caxi, que é suave e adocicado, fica ótimo.


Outro  caxi eu fiz refogado apenas com cebola. Pensei em refogar as folhas de espinafre junto, mas estavam lindas demais, seria um desperdício de nutrientes.
Tinha inhames cozidos na geladeira, Nessa fase de experimentações e descobertas, fiz minha primeira maionese de inhame. Bati no liquidificador com óleo, suco de limão, sal e pimenta. Ficou gostosa, mas não espetacular. Na próxima usarei azeite. Também pretendo experimentar com nutritional yeast. E mostarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário