sexta-feira, 12 de junho de 2020

A louca do inhame

Estava com 2kg de inhame na geladeira. Resolvi cozinhar tudo na panela de pressão. Quase tudo. Separei 100g pra fazer um leite de inhame na minha máquina de leite vegetal. Curti o resultado, É um leite totalmente neutro, uma beleza pra culinária. Eu tô tomando com café. Na próxima farei com 150g, mais encorpado. Dá pra fazer leite de inhame no liquidificador. É só triturar inhame cozido com água na consistência desejada. Creio que nem precise coar. (O meu da máquina não precisou.)
Com os inhames cozidos, fiz uma maionese e um queijo. A receita da maionese baseia-se na do Presunto Vegetariano; a do queijo, na da Natuelife. Tudo facílimo. Não coloquei tempero eztra pra ver como ficava assim. Nas próximas vou ousar com nutritional yeast (que dá um gostinho de queijo) e mostarda.

Maionese de inhame



• 300g de inhame cozido
• 4 colheres (de sopa) de azeite
• 1 limão
• 1 dente de alho
• Sal a gosto
• Pimenta do reino a gosto

Bater tudo no liquidificador.
Essa maionese é perfeita pra petiscar. Eu me avancei com cenoura crua, como registrado na foto. Dá pra fazer palitos de cenoura e aipo ecomer de modo mais elegante. Eu joguei essa maionese por cima daquele brócolis ali, depois de tê-lo refogado com rama de cenoura.


Queijo de inhame



• ½ quilo de inhame cozido;
• Alho a gosto;
• 2 colheres (sopa) de polvilho azedo;
• 5 colheres (sopa) de azeite;
• Sal e ervas a gosto
• Azeite para untar.

Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma massa lisa.
Leve ao fogo branco, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela.
Coloque em um pote untado e leve à geladeira até ficar rígido.
Esse queijo ficou molinho. Vou experimentar com mais polvilho azedo pra testar a consistência (e o sabor). Comi aquele pedacinho com couve crua temperada apenas com limão. Divino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário