domingo, 21 de janeiro de 2018

Aceitação

"Somente quando permitirmos que os outros sejam quem são, em vez de quem queremos que eles sejam, teremos relacionamentos pacíficos."
- Headspace


Minha percepção de hoje, além dessa verdade básica, é a seguinte: somente quando nos permitirmos ser quem somos, em vez de quem gostaríamos de ser, teremos um relacionamento pacífico conosco (essencial para termos um relacionamento saudável com tudo o mais).

O primeiro passo é se (re)conhecer, se aceitar, acolher as coisas como são/estão, quem somos. A partir daí, buscar o aperfeiçoamento. Afinal, se aceitar não é carta branca para ser uma pessoa de comportamento prejudicial para si e os outros. A aceitação é o marco zero da jornada.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico  Xavier

Que seja de benefício.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O Dharma e o Daime


Não consigo me conectar com a ideia de um deus criador. Mas não me preocupei mais com isso. Me conectei aos budas das dez direções. E me voltei naturalmente para aquele que mais toca minha mente/coração: Samantabhadra. Que não é criador, mas é a representação de rigpa. Ouço a palavra deus e lembro de Samantabhadra, rigpa, bodhichitta. A mente plenamente iluminada.


Jesus percebo como um grande bodhisattva, pleno de compaixão. Avalokiteshvara.


Com Maria tenho uma conexão, especialmente com Nossa Senhora das Graças, a quem já muito rezei e cuja medalha milagrosa tenho e uso. Suas características lembram Tara, mas não tenho conexão com Tara. Voltei-me para a Prajnaparamita, a Perfeição da Sabedoria, a Grande Mãe.
E tudo se harmonizou linda e pacificamente.

domingo, 14 de janeiro de 2018

O Daime leva, o Daime traz

Ouvi essa frase no sentido de que o Daime leva na viagem de autoconhecimento e traz de volta para a realidade ordinária. A consciência não fica perdida em alucinações.
Depois de uma das experiências espirituais/religiosas mais impactantes de minha vida, ontem, percebi que o Daime leva e o Daime traz num outro sentido. Leva embora o que não é mais necessário e traz o que se quer e/ou precisa.
Pedi que levasse embora meu medo (a começar pelo medo de alucinar e de ter crises de ansiedade) e os pensamentos repetitivos sobre acontecimentos dolorosos do passado. Pedi que trouxesse paz, amor, alegria, estabilização da mente no presente e nos pensamentos positivos sobre as coisas que estou fazendo e quero quero realizar.
Fui atendida. E hoje passei o dia saboreando um estado mental renovado e revigorado.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Setembro de 2015 - Janeiro de 2018

Encerrando neste mês um ciclo da terapia - para começar outro.
Letícia pontuou que a Lúcia Brito que chegou a ela em setembro de 2015 não existe mais.
Uma das coisas mais importantes do processo até aqui foi aprender a olhar pra trás, dar vazão às dores recalcadas, aprender as lições e seguir em frente. Ainda há momentos em que lamento amargamente não ter feito diferente, momentos em que penso no quanto as coisas teriam sido diferentes se eu fosse diferente. Mas essa visão especulativa não traz raiva de mim, nem frustração, nem me perco em elucubrações sobre o que poderia ter sido. Sinto acima de tudo uma tremenda satisfação e orgulho por ter me reinventado. Olho para trás e constato que o passado está cada vez mais distante do presente que estou construindo e vivendo.
Carma.
Impermanência.
Livre-arbítrio.
Vida humana preciosa.


segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Nem parece


Crepúsculo de verão com cara e temperatura de outono.

Buscando sentidos


O arcano XXI, chamado “O Mundo”, emerge como arcano conselheiro do Tarot neste momento específico, Lúcia. Peguemos o sentido da palavra: “mundo” é uma palavra latina que significa, literalmente, “limpo”. A ideia central de sugestão para este seu momento envolve o conceito de purificação da alma. Existem questões mal resolvidas ou relacionamentos mal concluídos que você precisa “limpar”? Que tal tentar ver as coisas que já lhe aconteceram a partir de um ponto de vista mais amplo, mais espiritual? Nesta específica fase da sua vida, você possui a amplitude de perspectiva suficiente para criar novas morais para as suas histórias. Faça isso e estimule os outros a verem as coisas sob um viés mais amplo. Neste momento, é como se você estivesse no alto de uma montanha, vendo tudo do alto. Isso dá ao mesmo tempo uma sensação de conforto e de inteligência. Use isto a seu favor e daqueles que lhe rodeiam, Lúcia.

Impressionante, sempre, como o Universo guia quem pede orientação e se mostra receptiva a recebê-la. Antes mesmo de receber esse conselho, já estava na energia de ver as coisas de forma mais distanciada, ampla e espiritual. Mais sábia e compassiva. De aparar arestas, encerrar pendências e, por fim, tentar estimular outrem a fazer o mesmo. Motivação de agir da melhor maneira possível comigo e com os outros. :)
Semana começando muito bem.

domingo, 7 de janeiro de 2018

Inconfessável

No presente, coisas que sinto e penso e que desafiam a lógica e as aparências. O chamado. O que jaz latente. O que não se ousa manifestar. O que não foi plenamente vivido e consumado.
Do passado, incontáveis fragmentos do tecido de sonho da memória.
Questão de tempo.
Questão de timing.