terça-feira, 17 de outubro de 2017

Skin picking

Escoriação neurótica. Transtorno catalogado a partir de 2013.
Eu mordo os dedos. Sempre machuquei os dedos. Quando bem pequena, roía as unhas. Tenho lembranças disso a partir dos quatro anos de idade. Por volta dos 12, quando as unhas ficaram duras, comecei a morder os dedos. Nunca consegui parar.
Há duas semanas, comecei uma terapia cognitiva comportamental (TCC) para skin picking. Terapia em grupo, trabalho de mestrado em psiquiatria.
Até o momento, os resultados estão sendo fascinantes. Desde o primeiro encontro praticamente não mexi mais nos dedos. Nove deles estão sem machucados, um apenas tem uma coisinha minúscula. Um recorde pessoal.
TCC é um conjunto de técnicas para combater o hábito. A cada encontro semanal, aprendemos novas técnicas. Para mim foi bom conhecer outras pessoas com hábitos semelhantes ao meu.
Amanhã será o terceiro encontro.
Os dedos estão ótimos, e as unhas estavam lindas, com um esmalte roxo fabuloso até hoje à tarde. Tive que retirar por causa da alergia. Dessa vez o surto foi deflagrado por um Essie. Ao que parece a alergia piorou; manifestou-se muito agressivamente com um esmalte que é meu e que eu já havia usado várias vezes sem problema. Tomei antialérgico e corticoide, porque a irritação na região na boca e no olho direito está intolerável. Muita coceira, coisa que não costumava sentir.
Agora é usar apenas esmaltes hipoalergênicos e os da Granado, meus favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário