domingo, 26 de abril de 2020

Na lida e na luta

Tentando vencer a letargia, a vontade de ficar sentada, fazendo nada.
A semana que passou foi devagar. Não sinto falta da rua, tô de boas em casa. O problema é não sentir vontade de fazer coisa alguma.
Por sorte sempre existem motivos de força maior que me empurram. Dessa vez, foi o aniversário da enteada do ex-marido (ah, esses relacionamentos múltiplos), 19 anos. Pensei em fazer uma cheesecake de castanhas. Ainda bem que fui me informar, fiquei sabendo que ela não é de doces, mas adora pão. Mudei o presente pro meu já clássico e famoso pão de sementes. Ficou perfeito (comi aquele pequenino ali, que fiz pra justamente conferir o resultado.
Como me recuso a usar o forno para fazer uma coisa só, tive que superar a inação e assar biscoitos de resíduo de leite. Enfim cheguei a uma receita de base, muito mais simples do que imaginava. Essa fornada ficou perfeita, perfeita. Assar biscoito em forno doméstico não me parece coisa fácil. Fiz na quinta-feira. Na sexta achei que eles poderiam secar mais. Então acendi o forno e coloquei todos lá de novo. Junto com a base de cheesecake que tive que fazer. Isso é história pro próximo post.

Biscoito de resíduo de leite vegeta



A base desses biscoitos é 1 xícara de resíduo de leite vegetal (qualquer um, nesses tem amendoim e soja) e 1 xícara de farinha de arroz ou de aveia. A quantidade de óleo não medi, eu coloquei o suficiente para a massa ficar úmida e maleável. Sal e gergelim completaram a receita. Adicionei orégano em uma parte da massa, ficou delicioso também. Dá para colocar alho, cebolinha ou cebola em pó/secos, pápricas, pimentas, noz-moscada, grãos de mostarda, zahtar... Dá para experimentar de tudo. Eu asso em forma forrada com papel manteiga, pincelo óleo e polvilho farinha de arroz ou de aveia. Espalho uma camada fina da massa, faço cortes com uma faca e levo ao forno.

Pão de sementes

 


200g (2 ¼ de xícaras) de aveia ou farinha de aveia ou farinha de arroz
150g (1 xícara) de sementes de girassol
100g (1 xícara) de castanhas (ou outra oleaginosa) grosseiramente picadas
60g (1/3 de xícara) de sementes de linhaça
60g (1/3 de xícara) de semente de abóbora sem casca
60g (1/3 de xícara) de gergelim branco
30g (¼ de xícara) de semente de chia
30g (1/3 de xícara) de linhaça moída (ou psyllium)
Sal a gosto
¼ de xícara de óleo
2 ½ xícaras de água.
Misture bem todos os ingredientes secos.
Adicione os líquidos e mexa bem.
Deixe descansar em temperatura ambiente por 2 a 12 horas.
Coloque a massa em 2 formas de pão pequenas forradas com papel manteiga.
Ajeite com uma espátula para dar formato.
Pré-aqueça o forno a 200 graus e asse até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário