sábado, 27 de setembro de 2008

Quem leva quem

Um homem está à beira da estrada, e de repente vê um cavalo aproximando-se num galope desenfreado. Ele pergunta ao cavaleiro: "Aonde você vai com tanta presssa?" Este responde ao passar: "Não sei, pergunte ao cavalo!"
Historinha clássica do budismo para ilustrar a agitação mental. Ou aprendemos a controlar a mente, ou somos levados de arrasto por nossos padrões baseados na ignorância, desejo e ódio, os três venenos principais, as fontes de toda lambança.

2 comentários:

  1. Y ¿cómo se baja uno de este caballo enloquecido de las mentes perturbadas? Si me pongo a pensar supongo que yo mismo encontraré una respuesta general, estándard, a esta pregunta, sacada de los libros de Dharma. Pero ahora quisiera saber ¿cuál es la respuesta particular de la Dakini para mí?

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, dakini-pouca-prática-mas-muito-espertinha respondeu isso no post de hoje, de certa forma. Tem que puxar o freio e fazer o cavalo ir mais devagar. Levar na rédea curta. Mesmo que o cavalo não obedeça de imediato, pelo menos andará mais devagar, dando tempo ao cavaleiro de observar por onde está indo. Depois é preciso domar o cavalo, logicamente. E para isso já sabemos o que é necessário, certo?
    :)

    ResponderExcluir