quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Samsara noturno

O tantra compara as experiências de morte, bardo e renascimento às de sono, sonho e despertar. Eu estava relendo sobre isso ontem, ao revisar a tradução do livro de Lama Yeshe.
E eis que minha noite foi agitada por três sonhos, o primeiro deles muito perturbador. Há um tempo, um sonho como esse causaria a sensação de pesadelo. Mas agora não mais. Durante o sonho e ao despertar, consigo manter um nível de calma e lucidez que evitam a sensação de sufoco, de estar sendo levada de roldão. A experiência se desenrola, mas consigo manter certo controle sobre ela, e principalmente sobre mim. Meu autocontrole é experienciado como destemor, eu simplesmente olho a situação, decido o que fazer e parto pra ação sem hesitar. Há um distanciamento emocional, eu não me deixo levar pelas sensações de aflição e medo. O termo que me ocorre é frieza, mas não me parece exato. Talvez firmeza.

7 comentários:

  1. Pero, ¿y los tres sueños? ¿dónde están?

    ResponderExcluir
  2. Ah, sobre eles não vou escrever... Coisas por demais pessoais. E o fato é que agora já se desvaneceram de minha mente.
    Mas no mais impactante o que aconteceu foi que matei um ser extremamente maligno que veio no meu encalço. Matei a criatura e depois a arrastei pelo chão, levando pra não sei onde. Lembro apenas de sentir a aproximação malévola e saber no mesmo instante que não poderia ter medo nem hesitar. Depois só me vi carregando o corpo.

    ResponderExcluir
  3. Parece una escena sacada de uno de los ocho grandes cementerios que rodean el mandala de Heruka y Vajrayogini. He oído que más importante que el contenido de un sueño es la sensación que deja en uno. Así, es posible que un sueño de contenido desagradable deje una sensación agradable, y al revés. Y, desde luego, poder mantener una distancia y no involucrarse enteramente en un sueño de esta clase ha de ser una gran cosa. --- De todas maneras, ¡pobre monstruo!... Contigo tenía realmente pocas posibilidades.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, que querido você! Sim, sim, monstros não são páreo para uma dakini - mesmo que uma dakini tão falcatrua quanto eu, hehehe.
    O que tem me deixado feliz quando tenho algum sonho de conteúdo negativo é exatamente isso: a minha reação. Não me deixo enredar em sensações ruins, eu sempre reajo. Em meus sonhos estou muito destemida.
    Aliás, daqui a pouco vou dormir, depois de um dia frenético.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Te enviaré una imagen de Buddha Shakyamuni, junto con su 'Oración Liberadora', por si la quieres poner en el blog (a tu elección, claro). No hemos de olvidar que todo el Tantra de este mundo, y por tanto todos los Héroes y las Dakinis (incluso las más novatas) salen y vienen de Él.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Mande sim, muito obrigada!
    Aqui no blog eu postei duas traduções das preces de aspiração de Samantabhadra, você viu? E também minha tradução do Sutra do Coração. Lembro sempre do Buda histórico, mas o fato é que estou numa fase de imenso interesse pelas deidades tântricas, por essas manifestações esotéricas do Buda.

    ResponderExcluir
  7. Todavía no he visto con detenimiento todo tu blog. Sólo las fotos y alguna entrada anterior que me llamó la atención. Me gustará leer particularmente tu traducción del Sutra del Corazón, así es que voy a ver si lo encuentro. Hasta pronto. Sé buena.

    ResponderExcluir