quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Target

Houve um tempo em que eu me irritava com os manés que me brindam com elogios duvidosos ou comentários tacanhos enquanto dou duro correndo pela rua ou pedalando. É chato ser gostosa!!! Hahaha, jura... O critério da turma verbosa não é beleza. Eles falam qualquer coisa pra qualquer uma que passar. Parei de me aborrecer por isso: não é nada pessoal.
Sou alvo de comentários simplesmente por ser mulher. Os caras se acham no direito de abordar mulheres sozinhas ou em grupos em que não haja um homem. Mentalidade machista. E, como disse meu grande amigo e confidente Alex: "Educação não é como sujeira, que todo mundo tem no corpo."
Uma conhecida comentou: "Se dizem o que dizem pra mulheres da nossa idade, imagina o que não ouvem as meninas..."
Eu e uma companheira de corrida dizíamos que iríamos agradecer os comentários favoráveis. "Gostou, querido? Muito obrigada! Acha que eu estou bem? Maravilha!"

Coroas preparadas e seu escudo masculino anticomentários


Os mais sensacionais são os elogios que arrasam com a pessoa. Um cara disse pra minha irmã quando ela corria no Parcão: "Pra tua idade, tu tá muito bem." Hahaha, ela podia voltar pra casa sem essa. Uma amiga foi chamada de "coroa preparada" por um garoto quando corria na Redenção. Pô, coroa é foda... Sempre achei esse termo péssimo. E agora que ele muito bem se aplica a mim, affffffff... é dose.
Pra evitar abalos na auto-estima ou comportamento anti-social, a coroa preparada aqui corre com o mp3 bombando. Ou tenta arrumar um acompanhante masculino, o que é uma dificuldade... Um homem do lado é a garantia de não ouvir nada. Meu treinador disse que vai mandar fazer uma burka pra mim. "Bem bonitinha, estampada com flores."
Mas nem tudo é abordagem rasteira, e as exceções valem ouro. A mais engraçada foi quando passei por dois garotos. Um deles me olhou, sorriu e disse pro amigo: "Ela é mais forte que eu!" Ficamos os três rindo. Já ouvi coisas realmente simpáticas de homens e mulheres, já vi olhares amistosos de admiração, sorrisos francos. Quando isso acontece, o dia fica mais radiante, e o treino fica mais leve.