quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Dois anos hoje

Meu lama disse em um ensinamento que o passado muda. E deu como exemplo olharmos para uma foto de alguém ou algo de que gostávamos mas que tenhamos deixado de gostar. Os fatos serão os mesmos, mas a percepção será totalmente diferente. No livro de B. Alan Wallace que estou traduzindo, ele fala disso em termos de física e ciência. Loucura.
Tenho a tendência de olhar para o passado pelo melhor ângulo, valorizando as coisas positivas - isso inclui ver o que aprendi com experiências dolorosas ou desagradáveis. Assim tudo se torna mais leve e valioso.
Certas experiências são bem mais propícias para uma lembrança positiva. Recordá-las traz basicamente uma sensação agradável.
O modo como algumas coisas acontecem é extraordinário. Também é extraordinário o modo como certos fragmentos de memória mantêm-se nítidos. A cor do céu, uma peça de roupa, a sensação que se teve ao ouvir uma música, coisas que em geral passam meio batidas, mas que, em algumas circunstâncias, são registradas de modo indelével.
Tenho inúmeras dessas recordações desde a infância. Às vezes elas brotam na mente como que do nada. E sempre me surpreendo com o frescor que elas retêm.

2 comentários:

  1. Supongo que quiere decir que el pasado, o determinado momento del pasado, como todas las demás cosas, no es en sí mismo así o asá, bonito o feo, sino que depende de nuestra manera de verlo, y que si la manera de verlo cambia, el momento también cambia porque no era en sí mismo de ninguna manera fijada. Por lo tanto: Hoy hace dos años ¿de qué (momento)? (si se puede saber).

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    É exatamente isso. As coisas simplesmente acontecem, mas nós podemos vê-las de infinitas maneiras.
    Os físicos quânticos de vanguarda estão levando esse conceito muito longe. Estou boquiaberta com o livro de B. Alan Wallace que estou traduzindo. Meu lama está organizando a vinda dele ao Brasil no ano que vem para palestras e lançamento desse livro.
    O que aconteceu há dois anos foi uma espécie de experiência direta. Eu passei a ver as coisas de modo muito diferente de um momento pro outro. O presente e o passado mudaram ali.
    Beijo!

    ResponderExcluir