quinta-feira, 20 de novembro de 2008

É tanta coisa

Fiz aula de yoga às 7h30. Levei Lízia comigo, como havia feito na terça. Estamos curtindo muito. Tiago querido, professor de musculação do clube, está fazendo a formação em yoga, e treinando para dar aulas. Somos apenas três alunos. Perfeito.
Mas estou impressionada com meus encurtamentos musculares. Tenho que começar a alongar. Agora quero fazer aula de yoga. Também quero fazer aula de dança do ventre. E pedalar. E, e, e, e... Minha disposição não cabe em 24h.
A trajetória pessoal/profissional do Tiago me enche de alegria. Tiago é daquelas pessoas bacanas, legais, de quem é muito fácil gostar. Em novembro de 2006 fomos correr em Bento Gonçalves, uma tremenda indiada. Frio pra cacete, chuvisco, e um percurso só de aclives, uma loucura. Quase tive um treco, odiei cada segundo daquela corrida, mas Tiago ficou me puxando-empurrando e me fez apertar o ritmo no final. Foi a primeira vez que ganhei dinheiro numa corrida, hehehe. Voltamos de Bento e passamos a tarde aqui em casa, ouvindo música e conversando. E foi quando eu vi o quanto Tiago é realmente legal. No verão de 2007 fiquei na casa dele depois da TTT, e conheci seus pais - e pude ver a quem ele puxou. Tenho um carinho especial por dona Mercedes, a mãe dele, muito, muito, muito fofa.
Treinei na pista sob o olhar de mi amor de treinador, Edu, que está me fazendo aprender muito sobre mim. Comecei a treinar com ele em junho, depois da maratona. Ele me faz treinar no limite, e está expandindo esse limite mês a mês. E me preparando aos poucos para entrar nas provas com objetivos de tempo, com mais determinação. Edu me transmite uma enorme tranqüilidade, segurança, confiança, foco. Se ele diz que eu tenho que fazer uma coisa, eu vou lá e faço. Se ele diz que eu posso fazer, eu vou e faço. Eu acredito que dá pra fazer porque ele diz que dá. Ele treina meu corpo e minha mente. Me ajuda na sincronização dos agregados.
Cheguei no Cete mais cedo e encontrei Lena & Soares e Cynthia, amigos queridos, que coisa boa. Domingo nós três e Marcia iremos pra outra indiada, uma corrida em Gravataí, outro percurso casca-grossa. Mas com amigos essas empreitadas são um barato.
Sábado Lena está de aniversário. E hoje comprei o presente dela na Adidas. E o do Soares, que fez aníver em agosto, e até agora eu não tinha comprado, porque não ia na Adidas desde antes da maratona.
Na Adidas sou sempre atendida por Oscar nem sei há quantos anos. Gosto de todo mundo naquela loja, todos me tratam bem. Mas Oscar se tornou especial pra mim, e agora ele já conhece meu gosto (o que é moleza, porque gosto de tudo lá, hehehe), já sabe meus tamanhos, o que vai ficar melhor e o que não vai servir, o tipo de tênis que pode me agradar. Hoje ele me contou que Letícia saiu da loja e está muitíssimo bem no novo trabalho. Ela me atendia quando Oscar não estava lá.
Depois da pista fiz musculação. Não conversei muito com Ice, ele estava ocupado. Ice é meu treinador há mais de cinco anos. Ele que ajudou a definir meu corpo, eu era muito diferente antes de seguir as planilhas dele. Pode-se dizer que meu corpo tem a assinatura dele, eu disse como queria ser, e ele bolou o roteiro da reforma. Foi um dos maiores incentivadores quando decidi colocar silicone, e é com certeza uma das pessoas que melhor me avalia em termos de estética. E ele não pode criticar meus excessos porque pega pesadíssimo também, e só não treina quando está que não consegue se mexer.
De tarde fiz pé e mão - as unhas das mãos estão azuis - e combinei um almoço com Ana e família aqui em casa pra breve. Depois irei no culto da igreja batista que eles freqüentam. Ana é minha manicure e minha amiga. Em dezembro vai fazer dois anos que nos vemos praticamente todas as semanas. Já fui atrás dela até na praia. E durante um tempo Ana me atendeu na casa dela. Ela tem uma prática espiritual muito firme e intensa, é muito atuante em sua igreja, a religião é tão importante pra ela quanto pra mim, é algo sempre presente. Admiro isso. Assim como admiro o capricho dela no trabalho. Admiro acima de tudo o modo como ela vive. Otimista. Produtivo.
Também fui na Teka, minha costureira e amiga. Conheci Teka através da mãe Dalva, ela faz meus axós (está lá com três deles pra bordar). E agora faz também minhas tchubas. E esses meus trajes são elogiados por todos, são muito bonitos mesmo. Teka faz todo tipo de costura pra mim, fez o traje romano da Lízia, um sucesso na escola, consertou minha saia de jeans que manchei com clorofina, uma calça de corrida que rasguei num de meus fabulosos tombos... Adoro ir na casa da Teka, ficamos horas conversando. Ela adora bichos e plantas. Me deu uns gerânios lindos, que estão aqui nos vasos, sempre floridos. E me deu também meu amado gato Lelo, filho da gata Chiquinha, irmão do Romeu e do Baby. Teka é outra batalhadora de coração de ouro.
Pra encerrar, fui me depilar na Odete, minha esteticista e amiga há mais de 20 anos. Odete gosta de gatos como eu; teve a Freddy, o Mitchie, a Mel, agora tem a Rebeca. Como eu, ela também é disciplinada na prática esportiva, malha diariamente com prazer. Também é reikiana como eu. E com uma espiritualidade sempre cultivada. E uma alimentação equilibrada. Conversamos muito sobre nossas vidas e nossas visões, que são parecidas. A excelência profissional de Odete também é enorme, tudo que ela faz é bem feito, é impecável.
Todas essas pessoas entraram em minha vida por vias profissionais e se tornaram queridas e importantes não só pelo que fazem, mas pelo que são. Vejo um bom coração em todas elas, é sempre bom encontrá-las. Elas fazem meu dia ficar melhor.
Meu dia de hoje teve um momento fraquíssimo em termos sociais/afetivos/emocionais, mas meus contatos com esses seres luminosos me mantiveram radiante, feliz e na paz. É a questão da paisagem. Em vez de ficar caída numa paisagem sombria de animosidade, distância e silêncio, me sentindo magoada e sozinha, instalei-me confortavelmente na paisagem das interações positivas que aquecem o coração. Cercada de gente querida por todos os lados.

15 comentários:

  1. A ver si te gusta alguna de las canciones de esta página. En todo caso a tí la que es seguro que te conviene es Invincible. Y, si no fuera porque sale mi foto, me gustaría firmar como 'Un admirador anónimo'.

    ResponderExcluir
  2. Olááááá!!!
    Estava com saudade de você, que sumiu...
    Como está? O que está fazendo?
    Eu não tenho muitas novidades além das que estão aqui. Minha vida é um blog aberto, hahaha.
    Mas o que você admira em mim?
    Um beijão!
    Estou feliz porque você apareceu. :)

    ResponderExcluir
  3. Siiiiimmmmm!!!
    Estou ouvindo Invincible e adorando.
    Como Dakini e como Oxum eu deveria ser uma melhor dançarina. Oxum é a orixá mais graciosa ao dançar.n Enfim, estou evoluindo, isso deve melhorar nas próximas vidas. :)
    E como você sabe o que me gusta ouvir?

    ResponderExcluir
  4. ¿Qué es lo que un admirador anónimo admiraría de tí? ¿Tú qué crees? (piensa que los hombres a veces no somos precisamente lo más sutil que hay en el mundo).

    Me alegro de que te guste la música trance, para mí esta música es un descubrimiento reciente. Tiene esa asociación con el baile y la discoteca, pero tiene algo más que no sé como definir y es por ese algo por lo que me gusta. Pensé que te convenía la canción pensando en su título.

    Eres muy amable por acordarte de mí.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro e-music. Mas não gosto de boates e clubes, acho um nojo aquela gente fumando, e aquele clima de caça. Por isso nunca saio pra dançar, ouço em casa.
    Lembrar de você me parece bastante natural e lógico. Eu gosto de você, considero como um amigo, sempre lembro - especialmente quando posto alguma coisa aqui.
    Eu costumo lembrar das pessoas de que gosto. Agora me ocorreu a idéia de registrar os nomes de todos aqueles de quem gosto num caderninho, que aí poderei consultar pra refrescar a memória e lembrar cada vez mais de mais gente. Eu gosto de muita gente, seria bom ter todos em mente. :)

    ResponderExcluir
  6. La idea de la libretita es una muestra de lo que yo digo, de tu amabilidad. Pero parece - no estoy seguro - que en general no te acaba de gustar la idea de ser admirada por tus cualidades de atractivo físico. ¿Por qué? Recuerdo haber leído (o incluso podría decir haber estudiado) que una Dakini lleva a sus seguidores al buen camino de las realizacinoes espirituales precisamente a través de esta clase de atracción. --- Por lo demás, de mí puedo decir que desde mis veintidós o veintitres años, no sé qué es una discoteca. Pero pienso que pueden haber discotecas, o sitios de reunión, más ideales, en el mundo de las ideas, ¿no? --- Me doy cuenta de que a lo mejor no me explico muy bien, pero a esto es a lo que llego. Tómame así.

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu entendo sim as suas idéias. E em minha mente também crio uma discoteca ideal, só com gente bacana, sem álcool, sem cigarro, sem drogas, um lugar para se intoxicar apenas com a música. :)
    Decidi que vou fazer o livrinho de nomes de pessoas para ter em mente e no coração. Vou numerá-las, pra poder ter um parâmetro. E aí posso fazer Reiki no livrinho e dedicar méritos para os ali citados. :)

    ResponderExcluir
  8. Entonces puede ser que llegue un momento en que la libretita brille con luz propia, y tengas que esconderla y llevarla guardada oculta en una bolsita. No estoy seguro de merecer estar en la lista esta, pero como es tu mérito, no digo nada. Si acaso, si va numerada como dices, haz el favor de ponerme a mí hacia el final y, conforme vaya creciendo, me vas trasladando. En estos sitios cerca del final es donde siempre me encuentro bien y en seguridad. --- Gracias. Abrazo.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já comecei meu livrinho ontem. :) Só nomes, nada de anotações. Você já está lá, não sei em que número, estou colocando aleatoriamente, minha idéia é colocar alguns nomes todos os dias, só numerei para poder saber de quantas pessoas lembrei.
    Viu meu post sobre os elogios a meus atributos físicos?
    Beijo.
    :)

    ResponderExcluir
  10. Sí que lo he visto, y quiero leerlo con más detenimiento para ver si hay algo que yo pueda decir al respecto. No entiendo muy bien la que dices que es la principal razón, que creo que empieza por 'fico sem graça', etc. A ver si me la puedes escribir en español o en inglés. En general creo que a todos nos gusta que los demás nos encuentren guapos y atractivos. ¿Por qué no? Tener una buena presencia física, ser atractivo físicamente, es uno de los ocho atributos de un buen renacimiento humano, y una indicación de haber practicado paciencia en el pasado. Voy un momentito a mirar el libro, a ver. Dice: "beauty makes it easier for us to attract disciples when we give Dharma instructions, and it helps them to develop faith in us". Más adelante dice (traduzco): "Las causas de belleza son subyugar el enfado y la intolerancia por medio de la aceptación paciente, ofrecer luces delante de las imágenes de Buddha, ..., y dar vestidos a otros seres humanos. Con estas acciones hacemos a los demás más atractivos y así creamos la causa de llegar a ser más atractivos nosotros mismos. Cuando vemos a una persona hermosa, podemos reconocer su belleza como el resultado de sus propias acciones hermosas ('graceful actions'). Si te interesa saber cuáles son los otros siete atributos de una vida humana ideal para conseguir realizaciones espirituales, y como crear las causas ahora para conseguirlos, te enviaré la lista.
    --- Hay que ir a cenar. Un beso.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Beleza é resultado de paciência??? Tenho que melhorar muito nessa vida, ou na próxima serei me-do-nha, hehehe. Se bem que eu vivo acendendo velas e dou roupas aos montes, tudo que deixo de usar, além de presentear roupas. Adoro dar roupas e acessórios de presente, coisas pra embelezar os outros.
    O que eu disse é que fico constrangida quando as pessoas me elogiam, fico sem saber o que dizer a respeito. Entendeu?
    Mande-me a lista dos atributos, sim!

    Como você já viu, tem montes de fotos minhas aqui. Meu orkut tem muito mais. Eu não me importo que me olhem, nem que olhem minhas fotos. Sempre penso: estão olhando para um corpo unido a uma mente que estuda o Dharma. Que a minha imagem possa de algum modo ativar sementes dhármicas dentro deles também. Claro que muitas vezes não é isso que ocorre, tem os que ficam apenas no desejo grosseiro ou na inveja. Mas muita gente que se aproximou de mim por causa do meu aspecto acabou se interessando pelo que eu penso e pelas coisas em que acredito. E isso sem dúvida é muito lindo!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Enfadarse la hace a uno feo inmediatamente, no hay ni siquiera que esperar a la siguiente vida. Te digo los atributos de la vida humana ideal para progresar en la práctica espiritual y poder ser de ayuda a otros:

    1. Larga vida, 2. Belleza, 3. Riqueza y recursos, 4. Buena posición social (buena familia) 5. Palabra convincente, 6. Poder e influencia, 7. Una mente fuerte y un cuerpo fuerte, y 8. ... no me acuerdo. Ya lo miraré. Si te interesara saber qué clase de acciones llevan a una de estas cosas en particular, me lo dices, y lo miraré. Si quieres saber cómo cada una de estas cosas nos ayuda en nuestra práctica del Dharma y en ser de beneficio a los demás, me lo dices, y lo miraré. Creo que la mayoría son evidentes.

    ¿Qué más? Nada. Que si te dicen guapa, y tú crees que lo eres, les dices 'gracias', y si crees que no lo eres, 'mentiroso'(pero nadie se encuentra a sí mismo lo bastante guapo). Si esta belleza despierta deseos turbios en los hombres, qué le vamos a hacer. (Yo creo que también los despierta en las mujeres, pero saben disimular más). No pasa nada, la cosa es así. --- Por ejemplo, si es un hombre el que dice en internet que Heruka tiene tres caras, probablemente yo no lo hubiera rectificado (un error lo tiene cualquiera). Pero si es una mujer atractiva, aunque yo esté casado y haya un océano por medio, pues puede ser que escriba. "¿Por qué? No tiene ningún sentido hacer esta discriminación". No, no lo tiene. Pero la cosa es así. No voy a cambiarla yo. Tampoco niego que pueden haber, y que es seguro que los hay y las hay, algunos más evolucionados, pero no muchos, si se pudiera leer su mente.

    Bueno, no quiero ser más pesado. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Você nunca é pesado, adoro ler o que escreve, pelo conteúdo e pelo estilo.
    Pois é, a aparência física sem dúvida influi em termos de gostar. não gostar e ser indiferente. Fazer o quê? Os olhos são uma imensa porta para as experiências. E, entre conhecer um bonito simpático e inteligente, e um feio simpático e inteligente, por que não se escolheria o bonito? Hehehe.
    Eu tive um renascimento muito afortunado, e estou tratando de aproveitá-lo. E espero sempre poder gerar algum benefício aos outros. E é isso que importa.
    Um beijo, querido.

    ResponderExcluir
  14. Sí, eso es lo que más importa y es también lo más excelente, según he oído. Una de las dos alas que necesitamos para volar a la ciudad de la iluminación. Yo estoy más en el proceso previo, que es intentar no dañar a los demás, o de causarles el menos daño posible (pero para mayor seguridad yo les aconsejaría mantenerse alejados). Es el primer paso para poder beneficiar. Parecido al juramento hipocrático - creo que se llama así - al que se comprometen las personas que quieren curar a los demás: lo primero es - no hacerles daño. De hecho, también tenemos esto escrito en el Budismo, cuando explica la síntesis de la práctica Budista, en sólo tres instrucciones: Una, hacer el bien a los demás; dos, (si no puedes hacer el bien) no hacer daño, y tres, subyugar o purificar la mente. Como, al parecer, todo depende de la mente, bonito y feo, felicidad y sufrimiento, samsara y nirvana, la instrucción es perfecta.

    ResponderExcluir
  15. "Faça o bem sempre que possível; se não pder fazer o bem, tente não fazer mal; dirija sua mente." Sua Santidade o Dalai Lama resume o budismo assim, e para mim está de bom tamanho, hahaha!
    Minha situação é a seguinte: fazendo escore nas 10 ações não-virtuosas, mas tentando compensar com a prática das quatro qualidades incomensuráveis e as seis perfeições.
    Pode não ser grande coisa, mas é o meu melhor, e isso me deixa feliz.
    :)

    ResponderExcluir